Home » PacaembuCNC » ‘PIB’ da Serasa indica que quadro recessivo do país se aprofundou

‘PIB’ da Serasa indica que quadro recessivo do país se aprofundou

16 de março de 2016
PacaembuCNC

Na comparação com 2015, retração da atividade produtiva foi de 6,1%.
Indústria e consumo das famílias puxaram a retração econômica.

A economia brasileira recuou 0,1% me janeiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a retração da atividade produtiva foi de 6,1%, ampliando o recuo de 5,7% registrado na comparação interanual de dezembro de 2015. Os dados são indicador da Serasa Experian, conhecido também como “PIB”.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a dupla queda na atividade econômica em janeiro, isto é, contra o mês anterior e contra mesmo mês do ano passado representa tanto um prolongamento quanto um aprofundamento do atual quadro recessivo do país.

Pelo lado da oferta agregada, a queda de 1% na atividade industrial foi a responsável pela retração da atividade econômica do país em janeiro. Na comparação com janeiro de 2015, atingiu 11,7%. De acordo com a Serasa, “tamanho tombo da atividade industrial não ocorria desde fevereiro de 2009”.

O setor de serviços teve pequeno crescimento de 0,2%. Já a atividade agropecuária teve avanço significativo de 2,2%.

Do ponto de vista da demanda agregada, a retração de 1,1% no consumo das famílias foi a principal responsável pela queda na atividade econômica em janeiro. Na comparação com janeiro de 2015, a retração de 7,6% foi recorde negativo de toda a série histórica.

As exportações recuaram 0,1% e importações cresceram 4%, o que também pesou negativamente sobre a economia em janeiro. Na direção contrária, porém sem forças para contrabalançar as pressões negativas sobre a economia, observou-se crescimento de 1,4% no consumo do governo e de 3,9% nos investimentos.

Fonte: G1 Economia

E-mail

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^